quarta-feira, 16 de abril de 2014

Manjericão no chá é bom!


Chá de Manjericão. Sim! Como assim?! Manjericão é bom no molho de tomate, na salada de tomate, no queijim de minas, na pizza... Chá? É Srta, chá de manjericão é bom! Vamos provar então! E foi assim que eu conheci mais um uso para esta erva aromática deliciosa. Isso foi em Janeiro de 2014, lá em Piracanga, junto com a mineira Cris e a belga Melina.

Manjericão é amplamente usado na medicina ayurvédica, conhecido como tulsi na Índia, em inglês seu nome é basil, que vem do grego basilicon e significa um unguento real ou remédio. De qualidade Yang, manjericão faz a energia subir, de sabor predominante picante, penetrante, um pouco doce e levemente amargo, energia morna, protege e relaxa o fígado.


"O cheiro do manjericão é bom para o coração... afasta a tristeza que vem da melancolia e faz o homem alegre e feliz." (John Gerard)

Do livro Manual do Herói, de Sonia Hirsch: Aquece os alimentos com que é cozido. Remove estagnações do sangue, reduz o yin, dispersa o vento, reforça e regula o Chi, neutraliza toxinas. Bom contra dor de cabeça de causa externa, inchaço e dores abdominais, diarréia, irregularidades menstruais, prurido e erupções da pele.

O chá tem as seguintes indicações: protetor do fígado, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Manjericão no chá é bom! 
Muitas vezes temos recursos em nossas mãos e não nos damos conta. 
Fica a dica: que sejamos atentos ao que temos a nossa volta.
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário