quarta-feira, 4 de junho de 2014

Deu câimbra? Cortiça!!!




Deu câimbra?
Pode ser por falta ou excesso de exercícios.
Pode ser por má circulação, por frio, por falta de sais minerais (potássio, cálcio e magnésio), por falta de água no organismo, por compressão dos nervos ou por problemas como diabetes, desequilíbrios hormonais, anemia, etc.


Dica pontual para atenuar câimbras em qualquer parte do corpo: massagear os pontos como mostrados nas imagens da figura acima. Pontos da Medicina Chinesa, usados na Acupuntura, Do-In, Shiatsu, etc.


F3 -> Situa-se no dorso do pé, no espaço interósseo entre o 1º e o 2º metatarsianos e a dois dedos da borda. Canal energético do Fígado, Elemento Madeira.


VB34 (Ponto do Atleta) -> Situa-se no terço superior da face lateral da perna, numa reentrância muscular localizada abaixo e em frente da cabeça da fíbula. Canal energético da Vesícula Biliar, Elemento Madeira.


Estes pontos atuam relaxando e nutrindo os músculos e tendões do corpo todo.

Alongar, massagear e aquecer o local da câimbra também atua para minimizar o desconforto.



Para evitar as câimbras, recomenda-se boa hidratação, alimentação balanceada e prática de alongamentos.


Para manter a ordem muscular, a Medicina Chinesa recomenda:
- não exagerar do sal pois enfraquece os músculos;
- ingerir raiz de lótus para ganhar músculos;
- óleo de gergelim para favorecer a formação de músculos;
- cebola para fortalecer os músculos;
- banana para refrescar os músculos;
- cuidar do processo digestório e da energia do Baço-Pâncreas e do Fígado e Vesícula Biliar;
- cuidar das emoções, principalmente dos ataques excessivos de raiva que contraem toda a musculatura bruscamente e afetam a energia do Fígado;


Porém, contudo, todavia, se você quer experimentar um outro método natural pontual e sem contra indicações, aqui vai:




Coloque em contato com o corpo um pedaço de cortiça em folha ou um pedaço de rolha de cortiça (use esparadrapo para aderir). Funciona mesmo!!! Aplico e recomendo a meus clientes. A cortiça libera alguma substancia no corpo que inibe as câimbras. Deixe alguns dias, troque conforme a necessidade.


Feliz músculos pra nós! Com ou sem rolha...

7 comentários:

  1. Tenho tido câimbras nos dedos das mãos..me indicaram carregar uma rolha de cortiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,eu tenho cãibras nas pernas;coxas e panturrilhas e sempre tenho uma rolha na gaveta do criado,e ela sempre funciona.Se me dá cãibra durante a noite,eu coloco ela embaixo do travesseiro e durmo tranquilo,pode acreditar pois eu uso desde a minha juventude quando jogava futebol,e olha que estou quase nos setenta!

      Excluir
  2. Eu também tenho muitas câimbras nas perna principalmente na panturrilha e nos pés eu não fico sem a minha cortiça pois assim q vejo q vai começar a mim dar cãibras eu já coloco a cortiça em qualquer parte do meu corpo e as câimbras vão embora

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha caimbra quase que diariamente, apenas denoite, quando estava dormindo e acordava aos gritos assustando todos de casa. Fazia de tudo massagem, gelo
    Bolsa de agua quante. Varias simpatias etc . Mas oque resolveu meu probleMa foi o rolha mesmo. Cortei ao,meio. No inverno eu dormia com ela dentro da,meia. E agora c o verão chego a colocar dentro do sutiã ou prendo com durex mesmo. É impresssionante q resolve quase q imediato, e se vc usa mesmo swm ter a câimbra, ela previne p nao dar.

    ResponderExcluir
  4. VERDADE MINHA MÃE TEM UMA ROLHA NO CRIADO MUDO E COLOCA DENTRO DO SUTIÃ A NOITE QUANDO TEM CÃIBRAS E DESAPARECEM NA HORA. SANTO REMÉDIO Q Ñ CUSTA NADA. MAS É BOM SE CUIDAR E OBSERVAR O Q PODE ESTAR CAUSANDO AS CÃIMBRAS PARA RESOLVER O PROBLEMA.NOSSA SAÚDE NOSSA VIDA. DEUS ABENÇÕE VCS OBRIG. BJS

    ResponderExcluir
  5. GoatRI de saber como a ciencia nos explica esse milagre da cortiça.

    ResponderExcluir
  6. Tbem aderi ao uso da cortiça o que foi ótimo, mas desejo saber qual o benefício da cortiça nos músculos...obg.

    ResponderExcluir