sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cortiça semelhante a músculo?



A medicina chinesa diz que semelhante cura semelhante.
A ciência moderna também diz que alimentos semelhantes a estruturas físicas humanas são bons para nutrir, fortalecer e curar tais estruturas.

A cortiça é indicada e ótima para exterminar ou reduzir consideravelmente as câimbras. Fato constatado. Porém não se sabe o porque isso acontece (pelo menos não achei explicação).

Hoje, um amado e querido cliente, me trouxe a casa da sobreiro (Quercus suber), a arvore que nos fornece a cortiça. Até então, eu só conhecia a cortiça já em forma de placa ou rolha.

E então observando tal casca, concluo: essas fibras marrons (que não se vê muito bem nesta foto, peço desculpas por isso) são muito semelhantes às fibras musculares humanas e está aqui uma provável explicação para o poder terapêutico da cortiça, independente da química existente nela.

A natureza realmente nos fornece tudo o que precisamos para sermos saudáveis!

Viva!





quarta-feira, 18 de junho de 2014

Massagem, chakras e cristais


Até algum tempo atrás eu costumava harmonizar os 7 principais chakras do corpo humano com o Reiki associado aos mantras e as cores mentalizados e a imposição de mãos, para cada chakra um mantra e uma cor, como abaixo:

1o - LAM - vermelho - Raiz - apontado para baixo, entre os genitais e anus
2o - VAM - laranja - Umbilical - 4 dedos abaixo do umbigo (+/-)
3o - RAM - amarelo - Plexo Solar - sob o estomago
4o - YAM - verde e rosa - Cardíaco - entre os seios, sob o timo e o coração
5o - HAM - azul celeste - Laríngeo - sob a garganta e tireóide
6o - OM - azul índigo - 3o Olho - entre as sobrancelhas
7o - SHAM - violeta/prata/dourado - Coronário - apontado para cima, topo da cabeça

Ao longo desses anos de terapias, talvez até mesmo antes, venho colecionando pedras e num belo dia me dei conta de que tinha pedras que poderiam harmonizar os chakras, por conta de suas cores e propriedades. E então comecei a usa-las, por intuição e um pouco de conhecimento. Verifico a energia dos Chakras com o pêndulo também de cristal e posiciono os cristais por pelo menos 10 minutos, na parte frontal do corpo, enquanto massageio as pernas e braços, por exemplo. E funciona sim, os chakras bloqueados voltam a fluir. Os chakras acelerados demais, se acalmam. Dentre outras harmonizações que não me dou conta, mentalmente.

Algumas vezes associo as pedras aos aromas também, normalmente gosto de aromatizar a Ametista com a Sinergia de Óleos Essenciais Terra Flor para o 3o Olho e posicioná-la em tal chakra, intencionando a harmonização dos pensamentos e a fluidez da intuição.

Não sei dizer com toda certeza quais são exatamente as pedras que uso, mas uso com fé e intenção e então está tudo certo!

A vermelha com certeza é a Jaspe Vermelho, que auxilia na atitude de decisão, coragem e praticidade.

A laranja provavelmente é a Cornalina, eficiente no poder de concentração mental, objetiva e no presente, traz praticidade na forma de ver a realidade, traz o novo.

A amarela provavelmente é a Citrino ou Quartzo Amarelo, traz segurança e solidez, atua na prosperidade, segurança e domínio sobre a matéria.

A rosa é com certeza a Quartzo Rosa, traz uma paz interior, removendo o equilíbrio emocional, equilíbrio nos relacionamentos, abrindo o coração para o amor, tanto pessoal, como o amor humanitário, entusiasmo e criatividade.

A verde é provavelmente a Quartzo Verde ou Ágata Verde (tenho as duas e outras verdes também), traz calma ao coração, aliviando o stress, trazendo assim equilíbrio para o organismo, devolvendo o ritmo cardíaco, levando-nos
a paz mental, e espiritual.

A azul é com certeza a Quartzo Azul, que traz calma, bem estar, alivia estresse físico, mental e emocional.

A lilás é com certeza a Ametista, que traz sintonia espiritual, promove aprendizado e ajuda nos momentos de transformações e mudanças.

A transparente com certeza é a Quartzo Branco, que possui dons infinitos, promove desbloqueios mentais e corporais, amplia os pensamentos, estimula a concentração e a meditação.

Para harmonizar, limpar, desintoxicar, aliviar dores, gosto de usar qualquer pedra verde. Sob o estomago, fígado e órgãos reprodutores.

O importante é sentir, deixar a intuição fluir e buscar conhecimento também.
Agir com intenção, fé e amor.

Importante também cuidar das pedrinhas, colocando-as na natureza, banhando-as com água corrente, água salgada, etc...

Já as pedras negras havaianas quentes, que costumo usar nas costas e abdômen, além de aquecer, são ótimas para promover limpezas. Tive esse insight dia desses: as pedras petras são pedras de proteção e limpeza; as costas está energeticamente ligada ao nosso passado; conclui-se então que massagear as costas com as pedras petras ajuda a nos libertar e proteger do passado. ;)

Noutro dia falo mais das negritas pedritas.

_/|\_


segunda-feira, 16 de junho de 2014

A "moxa" moderna




Vermelho? Para aquecer e movimentar!!!

Eu aprendi a usar moxa (moxabustão - técnica da medicina chinesa que utiliza o calor gerado pela queima da artemísia para estimular a energia dos canais energéticos do corpo, bem como aliviar dores nos pontos de dores), usei por muito tempo, ainda uso, porém muito de vez em quando. Tem a moxinha, tem a moxa palito, tem a moxa master mega fedida, tem a moxa quase-sem-fumaça (carvão), etc. Mas tem também a lampada de infravermelho, que usa energia elétrica, mas não faz fumaça nem tem cheiro e pode ser aplicada enquanto massageamos. Então dá-lhe Infravermelho!!!

A queima da moxa gera uma incandescência no espectro infravermelho, além das propriedades anti-inflamatórias da artemísia. Dependendo da moxa utilizada, consegue-se atingir pequenos pontos e atuar profundamente.

A lampada de Infravermelho fica somente com o espectro e abrange uma área maior.

Minha experiência com a lampada tem sido positiva para aquecer a musculatura e o corpo, ajudar a soltar tensões e ativar a energia geral de meus clientes.

A lampada infravermelho não substitui a moxa e seus benefícios e aplicabilidades. Porém agrega valor e calor à massagem manual terapêutica.

E lembre-se: calor movimenta a energia, ativa a circulação e facilita a absorção dos princípios ativos dos óleos de massagem.




Mais informações sobre a lampada de infravermelho (fonte Philips):

Uma fonte de calor confortável para seus músculos.

Excelente penetração na pele e nos músculos, proporcionando alívio da dor muscular.

90% de energia transmitida na forma de calor com infravermelho.


Fonte de emissão de calor instantânea e com controle preciso.

As lâmpadas de infravermelho para aplicações nas áreas de saúde
foram projetadas para tratar dores musculares profundas e lesões
esportivas. Essas lâmpadas incandescentes refletoras são uma
excelente solução para o tratamento com calor para aliviar a dor
muscular. Também podem ser utilizadas para tratar dores reumáticas.
Essa forma de terapia com calor também se mostrou eficaz no
tratamento de vários tipos de ferimentos, como lesões esportivas e
feridas não infeccionadas, em muitos casos, proporcionando um
rápido e eficaz alívio da dor. Os benefícios dessa forma de terapia com
calor são resultantes da melhora na circulação sanguínea na pele
causada pela resposta vasodilatadora. Ela, por sua vez, aumenta a taxa
de transporte de metabólitos e outros compostos bioquímicos
essenciais. Ainda há os benefícios decorrentes da profunda penetração

do calor, que tem um efeito de aquecimento suave e agradável.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Deu câimbra? Cortiça!!!




Deu câimbra?
Pode ser por falta ou excesso de exercícios.
Pode ser por má circulação, por frio, por falta de sais minerais (potássio, cálcio e magnésio), por falta de água no organismo, por compressão dos nervos ou por problemas como diabetes, desequilíbrios hormonais, anemia, etc.


Dica pontual para atenuar câimbras em qualquer parte do corpo: massagear os pontos como mostrados nas imagens da figura acima. Pontos da Medicina Chinesa, usados na Acupuntura, Do-In, Shiatsu, etc.


F3 -> Situa-se no dorso do pé, no espaço interósseo entre o 1º e o 2º metatarsianos e a dois dedos da borda. Canal energético do Fígado, Elemento Madeira.


VB34 (Ponto do Atleta) -> Situa-se no terço superior da face lateral da perna, numa reentrância muscular localizada abaixo e em frente da cabeça da fíbula. Canal energético da Vesícula Biliar, Elemento Madeira.


Estes pontos atuam relaxando e nutrindo os músculos e tendões do corpo todo.

Alongar, massagear e aquecer o local da câimbra também atua para minimizar o desconforto.



Para evitar as câimbras, recomenda-se boa hidratação, alimentação balanceada e prática de alongamentos.


Para manter a ordem muscular, a Medicina Chinesa recomenda:
- não exagerar do sal pois enfraquece os músculos;
- ingerir raiz de lótus para ganhar músculos;
- óleo de gergelim para favorecer a formação de músculos;
- cebola para fortalecer os músculos;
- banana para refrescar os músculos;
- cuidar do processo digestório e da energia do Baço-Pâncreas e do Fígado e Vesícula Biliar;
- cuidar das emoções, principalmente dos ataques excessivos de raiva que contraem toda a musculatura bruscamente e afetam a energia do Fígado;


Porém, contudo, todavia, se você quer experimentar um outro método natural pontual e sem contra indicações, aqui vai:




Coloque em contato com o corpo um pedaço de cortiça em folha ou um pedaço de rolha de cortiça (use esparadrapo para aderir). Funciona mesmo!!! Aplico e recomendo a meus clientes. A cortiça libera alguma substancia no corpo que inibe as câimbras. Deixe alguns dias, troque conforme a necessidade.


Feliz músculos pra nós! Com ou sem rolha...