sexta-feira, 25 de abril de 2014

5 em 1



Chegou! Meu pupilo, o 5 em 1 que me acompanha desde 2011, se me lembro bem. Antes eu usava o plug de cerâmica, que também é ótimo, aromatizando por calor. Mas quando me rendi ao umidificador-ionizador, literalmente me rendi. E ele está lá, firme e forte, entrando no seu 3o ano de uso intenso (que bom!). Use a água mais pura que tiver disponível. Use (se quiser) o óleo essencial mais puro que tiver disponível. E desfrute dos ions, da umidade, do aroma, das cores e das sensações.

Perfeito para consultórios, ambientes terapêuticos e meditativos, pequenos escritórios, salas de estudos, harmonizar o quarto antes de dormir, aromatizar a sala de estar, etc... 

Difusor de Aroma 5 em 1 - Utilizando tecnologia ultrassônica, o difusor de aroma fragmenta a solução de água e óleos essenciais em micro-partículas extremamente finas difundindo ao ar em forma de vapor frio, preservando assim as propriedades dos óleos.

Características principais:
1. Difusor de Aroma - apenas 3 gotas de óleo essencial e o aroma vai por todo o local.

2. Purificador de Ar - Os íons negativos que são gerados eliminam partículas pequenas, de até 0,01 mícrons, tais como poluentes, bactérias, poeiras, fumaças e vírus.

3. Ionizador negativo - Os íons negativos aumentam o fluxo de oxigênio, melhorando assim o bem-estar geral, relaxando em momentos de stress e proporcionando um bom sono.

4. Umidificador - Umidifica o ar. Muito útil em ambientes com ar condicionado, onde o ar seco pode ressecar a pele.

5. Lâmpada com diversas cores - A lâmpada do difusor muda de cor, iluminando suavemente o vapor e o ambiente.

Especificações Modelo Drift Aroma
Especificações Elétricas: 110 ~ 220V / 60 Hz
Potência: 18W
Consumo: 20 – 50 ml/h
Saída de Vapor / Controles Controle de 3 niveis / 15-150ml por hora/ uso
Área de cobertura: Até 50 m²
Controle de Luz: LED
Cor: Arco Iris Fixo / modo automático
Proteção de Segurança: Desligamento automático de baixo nível de água
Dimensões: 10,2 x 9,5 x 18,8 cm
Peso: 245g

Opção de compra direto com o fabricante: http://hathas.lojavirtualfc.com.br/


Comprando comigo: 
R$ 170,00 à vista ou 3x R$ 62,00 (entrega a combinar)


Mas o que são os ions? O texto abaixo fala por mim.



"Os ions são pequenas partículas que existem na natureza, estão por toda parte. Os íons negativos são a razão pela qual nos sentimos extremamente bem em contato com a natureza. Eles se formam, por exemplo, próximo a cachoeiras, na beira do mar, nas florestas, campo e são comprovadamente muito benéficos para a saúde humana. Eles facilitam a absorção de oxigênio nas células, fortificam nosso sistema imunológico, aumentam a atividade mental, geram bem estar e consequentemente melhoram nosso humor!

Já os ions positivos são muito presentes em cidades grandes, água poluida, ambiente com ar condicionado e com muitos equipamentos eletrônicos e também em dias nublados. Eles atrapalham o raciocínio, afetam o sistema imunológico, aumentam o estresse, o mal humor, geram ansiedade, dor de cabeça e contribuem para depressão.

Olha que interessante a comparação abaixo sobre a quantidade média de íons negativos em ambientes naturais e artificiais por centímetro cubico:

- Cachoeira – 25.000
- Beira mar – 5.000
- Campo – 1.200
- Cidade grande – 100
- Apartamento, escritório – 20
- No carro – 15
- Ambiente ar condicionado – 0"

Fonte: http://folganadirecao.com.br/combustivel/ions-o-que-isso-tem-ver-com-seu-bem-estar/


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Capim de beber ou de repelir?!?!?!

Capim Limão = Cymbopogon citratus


Citronela = Cymbopogon winterianus ou Cymbopogon nardus

E agora? Qual é bom pra chá? Qual é bom pra repelente?

Ambas da família Gramíneas, aspecto geral parecido e propriedades distintas, a citronela costuma ser mais grosseira, folhas mais largas com aroma intenso, aproximado do eucalipto. Já o capim limão tem folhas mais finas e longas, aroma mais suave e próximo ao limão.

Como diz na matéria (http://www.hortomedicinaldohu.ufsc.br/planta.php?id=155): "Como não se perder em meio à nossa infinidade de plantas? Até na natureza as aparências enganam. A citronela se passa por capim limão e vice-versa. O curioso é que não é só uma semelhança visual. Pegando um pedaço das folhas e esmagando, percebe-se que o cheiro é bem parecido. "A confusão pode ser perigosa porque a citronela é para uso externo. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir", alerta o oficial de farmácia Jadson Ramos. Sabe-se que cheiro de citronela espanta mosquito. Chá de capim-limão é um conhecido calmante. E só há uma coisa que se toma sem indicação: o cuidado."

O capim limão é ótimo para chá, tanto para ingestão, quanto para banhos (mamãe conta que me dava banho de capim limão quando era bebe... e eu fica calminha calminha... calma alma minha...)
Digestivo, diurético, hipotensor, relaxante, revigorante físico e mental, ótimo para trabalhar o perdão e nos ajudar a libertar dos sentimentos de culpa. Ajuda os tímidos a se comunicarem. 

Já a citronela, ah Santa Citronela, além de repelir insetos, nos ajuda a desenvolver a auto-confiança!!!
Alias, você mesmo pode fazer seu repelente: 1/2 do recipiente repleto de citronela picada fresca + álcool. Se quiser, adicione cravos para reforçar a função repelex e incrementar o aroma. Para uso na pele, o ideal é acrescentar algum óleo vegetal e assim proporcionar o "grude" e maior duração do efeito desejado. 

Então, o importante é estar atento e observar aspectos e aromas antes de fazer o chá e ingerir... Chá de citronela não mata, mas é melhor evitar sua ingestão. Mais informações interessantes neste link: http://www.pps07.com/CravoCitro.html

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Parafina ou Vidro?

Aplicação de Cones Chineses nos ouvidos, com cones de parafina/cera de abelha ou vidro?

Esta é uma técnica milenar utilizada por gregos, egípcios, monges, índios, chineses, hindus, freiras e atualmente por terapeutas. Cones de cera de abelha, cones de jornal, cones de papel, cones de parafina e mais recentemente cone de vidro (queima de óleo) desenvolvido por Susi Kelly Benevides e Roberto Gama.

O principio da técnica é promover sutil massagem no canal auditivo externo através da sucção do ar e da introdução da fumaça suavemente quente, estimulando assim todo o ouvido externo e por consequência, todo o sistema ouvido-nariz-garganta. Mensagens canalizadas relatam que os cones também eram usados para trabalhos espirituais, abrir e clarear os corpos físicos, espirituais e áuricos, direcionando a vida. Que assim seja!


Anatomia do ouvido


As indicações para ambos os tipos de cone são as mesmas:

* Perda de audição causada por bloqueio de secreções, como em caso de rinites, sinusites e otites; 
* Zumbido nos ouvidos causados por presença de fluidos (se após 3 aplicações o zumbido permanecer, procure um quiropraxista para verificar ajustes na coluna cervical;
* Problemas naso-faríngeos que causam catarro/muco;
* Circulação linfática lenta: a aplicação dos cones estimula a circulação periférica;
* Excesso de cerúmen;
* Vertigens relacionada ao ouvido interno;
* Higiene dos ouvidos;
* Irritação dos Ouvidos e dos Sinus: efeito calmante e desinfetante; Náuseas: ode contribuir reduzindo a pressão de fluidos responsável pelo equilíbrio;
* Dor de Ouvido devido a otite (inflamação): favorece a drenagem das secreções;
* Dor de ouvido sem otite: o calor pode ter um efeito calmante da dor;
* Pressão auricular (enxaquecas): ajuda equilibrando os fluidos que provocam a dor;
* Sinusite Crônica: alivia os sinus que se conectam com a Trompa de Eustáquio (ouvido interno);
* Deficiência do nervo auditivo: o relaxamento pode ajudar no tratamento;
* Labirintite: contribui no balanceamento dos fluidos no labirinto;
* Tensão Nervosa: relaxamento efetivo a nível cerebral. Ajuda acalmando as mensagens transmitidas do sistema sensorial;
* Problemas de circulação no ouvido;
* Vertigens: relacionadas a problemas no ouvido interno.

As contra indicações são:
* Cirurgias recentes no ouvido;
* Cisto no ouvido;
* Mastoidite em sua fase aguda;
* Corrimentos - o cone de parafina ativa o corrimento, já a aplicação com Cone de Vidro é indicada;
* Perda de audição congênita - melhora a sensação do ouvir, mas não "resolve";
* Tumor no ouvido
* Perfuração de tímpano recente - após 2 a 3 anos o tímpano calcifica e pode-se aplicar o cone;
* Lavagem tradicional de ouvido - esperar pelo menos de 3 a 4 meses para aplicar o cone.


Quando tal técnica me foi apresentada, em mais ou menos 2007, no curso técnico de Acupuntura, o discurso era de que o cone puxava a cera do ouvido para fora. Em 2009 verifiquei que isso não é verdade, pois queimando um cone sem estar no ouvido, o que se vê também é cera, e é a cera da queima da parafina ou cera de abelha (veja imagem do cone aberto após aplicação no ouvido). Enfim, tirando ou não tirando cera do ouvido, a aplicação do cone só faz bem, e além de desobstruir todo sistema ouvido-nariz-garganta, também promove melhora na percepção auditiva (ótimo para músicos!), relaxamento mental, centralização do ser, equilíbrio dos chakras (já verifiquei com radiestesia - pendulo) e melhora da intuição.

Cones de Parafina:

Aplicação segura de Cone de Parafina

Cone de Parafina após aplicação

Cone de Vidro:


Aplicação de Cone de Vidro


Mas e então, cones de parafina ou cones de vidro?

Ambos são eficazes no que se propõe. Os cones de parafina exigem maior cuidado na aplicação para não deixar cair cera dentro do ouvido. A aplicação com cone de vidro é mais segura e promove uma fumaça mais oleosa, não ressecando o canal auditivo.

Observa-se que o tratamento com o Cones Chineses não dispensa o uso de outras terapias e tratamentos, principalmente nos casos de rinite, sinusite, otites, vertigens, etc. Trata-se de um tratamento complementar, onde mudanças de hábitos, pensamentos e atitudes co-criarão a cura.

Vamos experimentar esta benção?
Recomenda-se pelo menos 3 aplicações, com intervalos de no máximo 7 dias entre uma e outra. Porém nota-se que alguns sintomas aliviam ou somem na primeira aplicação.




Técnica Cones Chineses - Desobstrução dos Ouvidos, Nariz e Garganta - Cones de Vidro - mais seguro e higiênico que os Cones de Parafina - o óleo utilizado para a queima e produção do calor/fumaça é fungicida, bactericida e anti-inflamatório. Para adultos e crianças.
 
Trechos retirados do livro Cones Chineses, A antiga técnica de desobstrução e limpeza e da apostila do curso - Autora Susi kelly Benevides - Editora Madras

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Manjericão no chá é bom!


Chá de Manjericão. Sim! Como assim?! Manjericão é bom no molho de tomate, na salada de tomate, no queijim de minas, na pizza... Chá? É Srta, chá de manjericão é bom! Vamos provar então! E foi assim que eu conheci mais um uso para esta erva aromática deliciosa. Isso foi em Janeiro de 2014, lá em Piracanga, junto com a mineira Cris e a belga Melina.

Manjericão é amplamente usado na medicina ayurvédica, conhecido como tulsi na Índia, em inglês seu nome é basil, que vem do grego basilicon e significa um unguento real ou remédio. De qualidade Yang, manjericão faz a energia subir, de sabor predominante picante, penetrante, um pouco doce e levemente amargo, energia morna, protege e relaxa o fígado.


"O cheiro do manjericão é bom para o coração... afasta a tristeza que vem da melancolia e faz o homem alegre e feliz." (John Gerard)

Do livro Manual do Herói, de Sonia Hirsch: Aquece os alimentos com que é cozido. Remove estagnações do sangue, reduz o yin, dispersa o vento, reforça e regula o Chi, neutraliza toxinas. Bom contra dor de cabeça de causa externa, inchaço e dores abdominais, diarréia, irregularidades menstruais, prurido e erupções da pele.

O chá tem as seguintes indicações: protetor do fígado, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Manjericão no chá é bom! 
Muitas vezes temos recursos em nossas mãos e não nos damos conta. 
Fica a dica: que sejamos atentos ao que temos a nossa volta.
:)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Aceita um chá?


Como hoje está chuvoso, úmido e frio, vamos de chá!
Chá de quê? Penso: vamos usar alguma erva do jardim. Ok! Temos: alecrim, lavanda, melissa, mentruz, manjericão, hortelã-pimenta e boldo. Hummm... Quero alecrim, pois o Rosmarinus officinalis desperta a alegria de viver, ótima pedida para um dia assim de Outono. Quero também melissa, e assim aquieto a ansiedade corriqueira. E que tal um toque picante? Ótima ideia! Gengibre! Raiz, picante, quente, faz a energia subir, anti-inflamatório e combina muito bem com alecrim e melissa. Pronto! Pego um pequeno galho de alecrim, alguns ramos de melissa e um pedacinho de gengibre. Enquanto a água aquece com o gengibre, as folhas ficam de molho no bicarbonato de sódio, só pra garantir a assepsia. E você, já fez seu chá hoje? Bom chá pra nós!  


Do livro Manual do Herói, de Sonia Hirsch (sou fã!): Gengibre faz circular a energia e o sangue, reforça/ativa o yang e aquece a região média do tronco. Abre os meridianos (canais de energia); elimina as obstruções dos orifícios, reduz o yin, regula e favorece o Chi, expele o frio, reforça os tendões. Seco: contra pés e mãos frios, reumatismo, enjôo matinal, diarréia aguada, vômitos. Fresco: contra gripes e resfriados, vômitos, catarro, tosse, diarréia, reumatismo, orquite aguda (orquite é um processo inflamatório ou infeccioso envolvendo o testículo)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Reiki


Segunda-feira é dia de?! É dia de compartilhar Reiki gratuitamente!

Reiki: Um presente para quem Doa e para quem Recebe...

das 17h as 19h - Studio Nena Barros - Rua José Benedetti, 87 - Centro - SBC


Cheguei!

Então tá... vamos fazer um blog!